The Upside | Novos Amigos Improváveis (2019)
Em 2011 surgiu este filme francês, Amigos Improváveis (The Intouchables), que basicamente tocou em todas as pessoas que o viram. É claro que com tanto sucesso, surgiu a vontade de se fazer uma adaptação americana e daí ter surgido este Novos Amigos Improváveis (uma terrível tradução do título original, devo dizer).
Para quem viu o original, a premissa é igual. Dell Scott (Kevin Hart) está completamente perdido na vida: a ex-companheira não o quer por perto do filho pois a sua falta de responsabilidade e incapacidade para poder, sequer, suportar a pensão de alimentos que lhe deve é demasiado insuportável. Dell esteve na prisão e por forma a demonstrar que está empenhado em arranjar trabalho, tem que ir a pelo menos três entrevistas de emprego nem que seja para obter uma assinatura que comprove esta sua procura. É assim que, ao engano, vai parar a uma penthouse onde lhe é oferecido o trabalho de cuidador de um senhor tetraplégico. Obviamente que só mesmo nos filmes é que isto acontece pois Dell é tudo menos qualificado mas a coisa acaba por correr bem.
O que há a dizer sobre The Upside? Que é um filme previsível e especialmente para quem viu a versão francesa. Contudo, não deixa de ser bastante engraçado não fosse o protagonista Kevin Hart. A emparelhar com o comediante temos Bryan Cranston que, para quem apenas pode mexer a cabeça, tem uma boa performance e uma boa química com o seu parceiro de ecrã.
O que mais interessa neste filme em particular é, sem dúvida, a mensagem de amizade e de como esta pode surgir nos lugares mais impróprios. Nesse sentido, o espectador sente-se impactado, mais não seja porque aprende a empatizar com ambas as personagens, conseguido alimentar um carinho por elas.
The Upside vale muito a pena e eu por norma não gosto de estabelecer quaisquer tipo de comparações pois há sempre um elemento que perde. Na versão americana há também toda uma personagem da Nicole Kidman que não existia na original e, portanto, há sempre pormenores que são mais ou menos adaptados à história. De forma geral, satisfaz e cumpre o objetivo de filme de Domingo à tarde.
Nota final: 3.5/5