Ben is Back | O Ben Está de Volta (2018)


Peter Hedges realizou e escreveu este Ben is Back, um drama que, a par com Beautiful Boy, nos conta a história de um adolescente com problemas de droga e as complicações adjacentes para a família.

O que parece ser um Natal tranquilo rapidamente se transforma numa entusiasmante visita de Ben (Lucas Hedges) à sua família. Quem não podia estar mais feliz com a sua presença é Holly (Julia Roberts) que, contudo, apresenta os típicos sinais de protecção e preocupação perante esta inesperada surpresa. Apesar de querer passar todo o seu tempo disponível com o filho, é com alguma hesitação e desconfiança que o faz. Não que a possamos culpar uma vez que mais à frente na história ela conta como encontrou o seu filho antes de o levar para a reabilitação. É com algum desconforto que damos por nós a achar que Holly é por demais obcecada com o assunto apesar de sentir que se trata de um retrato bastante fiel a uma realidade que, no entanto, me é desconhecida. 

Ben is Back é um drama tocante e comovente porque a temática aliada às interpretações só podia resultar num desfecho cheio de lágrimas. Não há como que um início ou fim para a história; na verdade, enquanto espectadores, sentimos que estamos a observar um capítulo específico da família, onde a inconstância de Ben é revoltante sem que, no entanto, não nos falte razões para empatizar com o rapaz. Na verdade, damos por nós a balançar entre mãe e filho e as respetivas dores.

No geral, acredito que esta obra terá uma passagem muito discreta nos cinemas portugueses, mais ainda a "competir" com histórias mais apropriadas à época. Apesar de valer a pena, não é, contudo, profundo o suficiente para nos deixar qualquer tipo de marca (assim de repente, os melhores filmes sobre drogas ainda são o Requiem for a Dream e o Dallas Buyers Club).


Nota final: 3.5/5


Mensagens populares