Viúvas | Widows (2018)


Do realizador Steve McQueen e em colaboração no argumento com Gillian Flynn (autora de Gone Girl que é só assim um livro - e uma adaptação cinematográfica - do caraças), chega-nos Viúvas, uma história cheia de intrigas e esquemas, comandada por um rol de mulheres fortes encabeçada por Viola Davis (Veronica).


Veronica, Linda (Michelle Rodriguez) e Alice (Elizabeth Debicki) formam um recente trio de viúvas na sequência de um acidente que lhes tirou os seus maridos que andavam em negócios assim meio que esquisitos. Mais tarde, um quarto elemento, Belle (Cynthia Ervo), junta-se complementando e dando origem a um quarteto imparável. Paralelamente, há toda uma eleição a decorrer, onde os candidatos Jack Mulligan (Collin Farrell) e Jamal Manning (Brian Tyree Henry) se confrontam pela governação de Chicago. Apesar de parecer que estas duas histórias não se encontram, na verdade elas cruzam-se porque Harry (Liam Neeson), o marido de Veronica, roubou 2 milhões de dólares a Manning e, portanto, obviamente que este quer recuperar o que é seu. Daí ao seu irmão Jatemme Manning (Daniel Kaluuya) ameaçar Veronica é um instante.

Portanto, o que esperar deste thriller que nos mantém agarrados desde o início? Antes de mais, prestações impecáveis e especialmente pela nossa extraordinária protagonista Viola Davis. Mas bom, não é como se ela não conseguisse desempenhar, literalmente, qualquer coisa, não é verdade? Em comparação, todos os demais quase que pecam na sua prestação, mas apenas porque Davis é uma atriz extremamente talentosa. Apesar disso, as suas co-protagonistas femininas assumem os seus papéis e, enquanto mulher, não há nada que mais goste de ver no grande ecrã que um bom par de heroínas (ou dois neste caso). Em termos de argumento, confesso-me uma grande fã da escrita de Gillian Flynn e não há nenhum livro da autora que eu não tenha lido. Em conjunto com Steve, ambos deram origem a uma história baseada na série televisiva homónima de 1983 criada por Lynda La Plante.

Com um ritmo bastante cativante, alguns plot twists pelo meio e um elenco de luxo, Widows é uma obra cativante que nos mantém agarrados do primeiro ao último minuto mas sem dúvida que conduzida de uma forma magistral por Viola.


Nota final: 4/5

Mensagens populares