Venom (2018)


Ora bem. Há um filme da Marvel (Team Marvel sempre!) com o amor da minha vida (vulgo, Tom Hardy). O que é que isso arranca da minha pessoa? Um misto de contentamento com expectativa que, infelizmente, saiu completamente gorada porque Venom não passa de um argumento atabalhoado e confuso.


Ora bem, vai aqui uma pessoa com expectativas de ver uma coisa anti-herói, não totalmente a la Deadpool, mas assim mais focada no mal, porque "The world has enough superheroes" e depois esfregam-me com um symbiote... fofinho? Como assim? Sinto-me enganada e ultrajada! Até o Spider-Man 3 é mais vilão que este Venom.

Eddie Brock (Hardy) é um jornalista que perde tudo ao fazer a reportagem errada sobre Carlton Drake (Riz Ahmed), o verdadeiro vilão no meio desta história toda. Passando à frente sobre como é que tudo aconteceu - porque não gostamos de spoilers! - a verdade é que Brock passa a ser hospedeiro de Venom, uma criatura que gosta de arrancar cabeças e comê-las. Um pitéu, bem sabemos. No meio do conflito Brock/Venom, há toda uma perseguição sobre ambos para que Drake consiga recuperar o seu caro symbiote já que faz parte de toda a sua linha de investigação. Sim porque uma coisa muito comum aos filmes da Marvel é o facto de todos se focarem na finitude do planeta Terra, apesar de uma das suas características ser, também, a enorme quantidade de explosões, o que me parece um pouco paradoxal no meio disto tudo.

Achei que o argumento tinha sido escrito às três pancadas e até ao intervalo ainda nada se passou de muito fulcral. Okay, estão a contextualizar a vida de Eddie e todo o meio onde a obra se situa mas tinha que ser assim tão lento? Estamos perante o típico cenário em que o trailer é tão mais entusiasmante que o produto final. Porque aparte dos efeitos especiais, não há muito mais que se aproveite aqui (fora, claro, Tom). 

E já sabem como embirro com Michelle Williams porque a sua cara de mosquinha morta é real e é toda uma luta para poder processar onde, sequer, é que ela começa a atuar. Surpresa: ela não o faz com grande convicção.

Suponho que possa haver um Venom 2 e a única razão pela qual poderei vê-lo prende-se mesmo com o protagonista porque duvido que alguma coisa possa melhorar do primeiro para o segundo já que, francamente, isto é mesmo mauzinho.


Nota final: 1.5/5

Mensagens populares