Woman Walks Ahead | Mulher Que Segue à Frente (2017)


Hostiles parece prefigurar um pouco da temática base deste Woman Walks Ahead pois ambos exploram os conflitos entre os nativos e o povo americano. Em ambos predomina o pensamento de poder do segundo sobre o primeiro e a luta pela liberdade das tribos indígenas.


Esta obra é baseada na biografia escrita por Eileen Pollack havendo factos que não correspondem à realidade servindo apenas o propósito de entretenimento. A história traz-nos Catherine Weldon (Jessica Chastain), uma pintora que quer pintar o retrato de Sitting Bull (Michael Greyeyes) deslocando-se até Dakota para tal efeito. É claro que tal não acontece de forma propriamente pacífica já que nesse momento está a decorrer uma luta com os indígenas querendo estes proteger os seus direitos à terra da Reserva de Lakota. A contribuir nefastamente para a paz da população está Silas Groves (Sam Rockwell) como representante dos militares americanos.

Há muitas coisas boas neste filme, a começar pelo forte elenco sem falhas na sua execução. Chastain é uma das atrizes mais talentosas da sua geração e uma fervorosa defensora da liberdade de direitos, pelo que este papel lhe caiu que nem uma luva. Rockwell, depois do tremendo sucesso e do Óscar por Três Cartazes à Beira da Estrada, parece estar mais motivado a representar personagens que valem, de facto, alguma coisa. A seriedade fica-lhe bem. Michael também foi largamente elogiado pela crítica internacional neste seu retrato do chefe indígena da tribo Sioux.

Em retrospetiva, Mulher Que Segue à Frente é um bonito exemplo de coragem apelando à sensibilidade do espectador e apresentando um negro capítulo da história americana.


Nota final: 3.5/5

Mensagens populares