MOTELX, o rescaldo - parte 2

Ghost Stories



Realmente houve poucos filmes que tenha gostado por aí além e, já agora, que me tenham assustado um bocadinho que fosse. Apesar de Ghost Stories não ser aquele terror de meter medo ao susto, é mais um terror psicológico levezinho, de tal forma que no seu desfecho vemos que tipo de obra temos perante nós, não nos esquecendo da complexidade da narrativa.

Andy Nyman é um dos realizadores e argumentistas, cabendo-lhe a ele o papel principal. O Professor Goodman investiga casos paranormais sem grande explicação uma vez que ele vive para desmascarar falsidades do género. Assim entra em contacto com três misteriosos casos: Mike (Martin Freeman), Tony (Paul Whitehouse) e Simon (Alex Lawther).

Sem dúvida que é uma obra que vale muito a pena e terei que lhe dar uma segunda olhadela pois é daquelas histórias que merecem a totalidade da nossa atenção, muito ao estilo de Inception ou Shutter Island, onde acabamos por descobrir novos pormenores a cada visionamento que lhe concedemos.



Terrified

É provável que eu não tenha percebido nada do que aqui se passou mas também é verdade que não gastarei o meu tempo a dar uma segunda oportunidade. Terrified tem vindo a colectar uma grande quantidade de críticas positivas o que me faz questionar não só a minha capacidade de entendimento como a capacidade de todo o mundo se assustar facilmente. Também não ajuda ser um clássico exemplo de slow burn que é algo que ao meu gosto pessoal não agrada.

Após uma série de eventos estranhos numa vizinhança em Buenos Aires, uma equipa é chamada a investigar o local. Obviamente que "estranha" não começa por descrever o que vemos e ninguém tira isso ao realizador e argumentista Demián Rugna. O facto de não ser dada qualquer tipo de explicação nunca, seja no início, meio ou final do filme é o que para mim faz o argumento descambar pese embora tenha um bom final. O que me custa em Aterrados (título original) é eu não conseguir descortinar um fio condutor na história toda pelo que se torna complicado apreciar o todo, não desfazendo algumas boas cenas da obra. Em contrário, teria a certeza de que teria resultado melhor, pelo menos para mim.

Mensagens populares