Die Vierhändige | Four Hands (2017) - Especial MOTELX


O Cinema à Rolha tem o prazer de estar a cobrir alguns dos filmes que passarão no MOTELX passando aqui para vos contar tudinho sobre os respetivos. O primeiro foi um thriller alemão sobre o drama de duas irmãs que vêem, em pequenas, os seus pais a serem assassinados. Após um trágico acidente de automóvel, uma acaba por falecer sendo que a que sobrevive começa a pôr em causa a sua própria identidade.


A ideia para o filme surgiu na sequência de ele próprio ter passado por uma experiência de trauma, sentindo-se fascinado pela forma como as pessoas o superam. De forma geral gostei bastante do filme. Fez-me lembrar o Split uma vez que também acaba por falar do Transtorno Dissociativo de Identidade. Em conversa com o realizador, o mesmo afirma que não o viu apesar de recear comparações. Receios infundados na minha opinião, uma vez que neste existe apenas um leve debruçar sobre o tópico, ao passo que em Fragmentado surgiu todo um novo interesse sobre o mesmo.
 
Four hands é um filme intenso, bem realizado e com uma boa fotografia. Os momentos de tensão estão bem seleccionados e construídos, pondo-nos constantemente em cheque com a dúvida permanente: qual das irmãs, afinal, continua viva?

Toda a concepção da obra foi alvo de algumas dificuldades técnicas e financeiras mas em termos de produto final, fiquei bastante satisfeita. Suponho que o parco orçamento de 1.5 milhões de euros (na concepção de Oliver Kienle) não seja assim tão insuficiente afinal.

Finalmente, quero ressalvar as talentosas protagonistas Frida-Lovisa Hamanna (Sophie) e Friederike Becht (Jessica) que me aguçaram a curiosidade no cinema alemão.

Mensagens populares