Book Club | Do Jeito Que Elas Querem (2018)


Um clube literário, quatro amigas já de idade por certo mais avançada que a minha e Christian Grey. É isto que Book Club nos traz bem como uma visão do que é ser mulher aos 60 e poucos anos.


Diane (Diane Keaton), Vivian (Jane Fonda), Sharon (Candice Bergen) e Carol (Mary Steenburgen) foram este Sexo e a Cidade sénior com imensa pinta. E apesar do argumento estar engraçado, porque se trata de usar Grey como intermediário para a exploração da sexualidade na terceira idade, a verdade é que a realização é só péssima, fazendo com que este filme acaba a ser demasiado forçado. Estamos perante um trabalho cujo objetivo era ser uma comédia e apesar dos seus momentos interessantes, os cortes abruptos fazem com que de cena para cena haja uma crescente sensação de awkwardness (honestamente não encontro um bom equivalente em Português, terão que me desculpar e à minha aparente falta de vocabulário) ao invés de um bom acumular de gargalhadas.

As nossas quatro protagonistas são todas muito diferentes entre si: Diane vive presa às filhas, que de tudo fazem para a invalidar, e quando esta conhece um homem extremamente jeitoso por sinal, Mitchell (Andy Garcia), ela nem sequer tem a liberdade para o assumir uma vez que, bom, é viúva e até parece mal, certo? Por outro lado, Vivian, sem dúvida a Samantha do grupo, é uma desligada dessa coisa chamada de "sentimentos" (alguém conhece?) até que uma figura do seu passado aparece e lhe arrebata o coração, outra vez. Sharon é uma solteirona que conhece as maravilhas dos encontros online e Carol está presa a um casamento sem sexo ou qualquer tipo de intimidade. 

Se por um lado estamos perante quatro mulheres fortes, por outro estamos perante uma história para lá de pateticamente impossível de acontecer o que só torna tudo extremamente irreal não havendo espaço à mínima identificação da audiência para com as personagens. Mais uma típica história da carochinha onde tudo acaba bem que nisto das relações bem sabemos que o "para sempre" é real e a Disney tinha razão.


Nota final: 2/5

Mensagens populares