BlacKkKlansman | BlacKkKlansman: O Infiltrado (2018)



BlacKkKlansman é uma raridade de filme. É subtil apesar de fazer um barulhão daqueles, é gozão mas elegante e prende o espectador pela improbabilidade da história que, surpresa!, é baseada em factos reais. A história é baseada no livro escrito por Stallworth, Black Klansman.


Ron Stallworth (John David Washington) foi o primeiro detective afro-americano a fazer parte do departamento da polícia de Colorado Springs. Em Outubro de 1978 infiltrou-se na KKK, através de telefonemas que mantinha com membros do movimento. Quando tinha que se encontrar cara-a-cara com as pessoas, tinha a ajuda do seu colega da secção dos narcóticos Flip Zimmerman (Adam Driver) (a identidade real, contudo, permanece anónima).

Este filme tem dado muito que falar e especialmente pelo David Duke, o ex-líder da KKK que, não só ficou com medo que a sua imagem fosse pintada como se de um parvo tratasse (o que, bom, é verdade), como ainda teve a lata de dizer que é grande fã do diretor, Spike Lee, elogio que este disse não precisar. Hum, irony much? O próprio ator que lhe deu vida, Topher Grace, ficou bastante cansado após esta personagem, alegando que por mais que faça papéis de maus, raramente lhe é dada a oportunidade de interpretar alguém realmente mau.

BlacKkKlansman é um filme com uma mensagem política muito importante apesar de ser ao mesmo tempo extremamente descontraído nas sua demanda pelas lições morais. Diria que mais do que entreter tem o objetivo de alertar e consciencializar, algo que o faz no ritmo e balanço certos. É verdadeiramente maravilhoso a forma como para demonstrar o ridículo da situação, Lee faz uso não da violência mas do humor, por vezes bastante negro (no pun intended!).

Pessoalmente, BlacKkKlansman é o filme do mês; tem um elenco que lhe dá vida e um realizador que soube fazer as coisas muitíssimo bem feitas.


Nota final: 5/5

Mensagens populares