Review | L'atelier / O Workshop (2017)


O Workshop segue um grupo de 7 jovens inseridos num workshop (well, duh) de escrita no qual Antoine (Matthieu Lucci) se destaca por ser agressivo e um pouco negro demais. Apesar do objetivo ser escrever um romance noir, a coordenadora Olivia (Marina Fois) fica um pouco assustada com este pupilo em particular.


Esta obra quis pegar numa situação específica para explorar o mundo dos jovens de hoje em dia. Mas o facto de Antoine ser uma personagem mais negra do que se estava à espera e Olivia sentir um certo fascínio por essa sua característica - e, já agora, essencial para o romance que está a escrever -, não faz com que o objetivo primordial da obra seja concretizado uma vez que, para lá de deixar um gosto amargo na boca, deixa também uma certa sensação de vazio em termos de conteúdo.

À semelhança de Marvin - também ele um drama - L'Atelier é lento na sua ação, dando espaço a um certo aborrecimento em algumas partes do filme. Em todo o caso, não é de fácil digestão apesar da personagem principal não ter grande ponta por onde se pegar. Parece-me um jovem perturbado sem que a obra me tenha explicado porquê, retratando-o mais normal do que seria expectável num caso desta dimensão.

A crítica tem sido bastante favorável pese embora não seja, de todo, o género de história que me atraia de sobremaneira até ao cinema. O facto da mensagem não ter sido recebida como certamente o realizador Laurent Cantet esperava também não ajudou.

Nota final: 2/5

Mensagens populares