Review | Mark Felt: The Man Who Brought Down the White House (2017)

Para quem não sabe, Mark Felt foi um agente do FBI que ocupou o segundo cargo mais elevado dentro da instituição. Foi, também, a fonte anónima dos jornalistas Bob Woodward (Julian Morris) e Carl Bernstein, ambos do The Washington Post, para os quais relatou informações importantes sobre o escândalo de Watergate o que, em última instância, levou ao despedimento do Presidente Nixon. Isso valeu-lhe o carinhoso nome de Deep Throat.


Liam Neeson é o protagonista desta obra e tão bom que é recuperar do péssimo filme que The Commuter foi. Obviamente que Neeson é um grande ator e apesar de ter dito recentemente que nunca se iria reformar dos filmes de ação, é claro que este tipo de papéis, mais sérios, lhe assentam melhor. Isto atendendo ao facto de a maturidade conferir um certo charme a determinadas personagens e, pessoalmente, achar que o seu talento devia ser atribuído a coisas mais relevantes.

Mas bom.

Paralelamente à narrativa política já introduzida no primeiro parágrafo do texto e sob o qual esta obra se foca, temos também um foco no casamento de Felt com Audrey (Diane Lane) e o drama sobre o desaparecimento da filha, Joan (Maika Monroe). Sem dúvida que, no entanto, para além destes dois temas estarem em segundo plano, são também os menos excitantes quando comparados aos momentos de suspense da trama principal. Mas não vos quero enganar: não estamos perante o melhor filme do ano muito menos do mês. Mark Felt é interessante mas, curiosamente, algo esquecível. Em termos de crítica internacional, não está a colectar as melhores reviews. Isto porque o cinema tem certas formas de contar uma história e há aqui há factos que não correspondem exatamente à realidade.

Peter Landesman realizou e escreveu o argumento de uma obra que poderá ensinar um pouco da História dos EUA aos leigos (como eu), apesar de haver referências ao filme All The President's Men (1976) como uma melhor lição daquele que é um dos episódios mais negros e corruptos da América.


Nota final: 2/5

Mensagens populares