Review | Black Panther (2018)


Bem vindos a Wakanda. E a um dos melhores filmes da Marvel. E não sou só eu que penso isto. As críticas a nível internacional não só têm sido extremamente positivas como já é o filme de super-heróis com a melhor pontuação no site Rotten Tomatoes.



Realizado e escrito por Ryan Coogler (Joe Robert Cole também participou na elaboração do argumento), baseado na banda desenhada de Stan Lee e Jack Kirby, chega-nos uma história de um país de terceiro mundo que afinal não é tão terceiro mundo quanto parece. Wakanda é uma nação Africana que vive isolada do resto do Mundo. Fá-lo porque é muito avançada a nível tecnológico devido ao Vibranium, um metal extremamente poderoso e conhecido no mundo da Marvel. 

Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o filho T'Challa (Chadwick Boseman) regressa para tomar o lugar do pai e também assumir a personagem de Black Panther. Mas parece não ser a posição mais fácil para se assumir pois depressa surgem inúmeros problemas, o principal sendo encarnado por Erik Killmonger (o gostoso Michael B. Jordan).

Meus caros leitores, de mim não arrancarão mais nada quanto aos pormenores desta história porque a verdade é que ela existe e é para lá de interessante metendo amor, lealdade, amizade, justiça e vingança, tudo à mistura. Eu que sou uma fã assumida do Iron Man saí da sala de cinema a achar que toda a saga protagonizada por Robert Downey Jr. cai um pouco no esquecimento quando se vê uma coisinha destas. O mundo de Wakanda é espetacular e rico em detalhes, com cores muito vivas e intensas, mas também lhe é dada uma personalidade muito própria através dos costumes da cultura representada. Acho que neste aspeto, acreditamos mesmo na existência deste povo porque foi tudo muito bem pensado e executado.

Mas esta não é apenas só uma história de super-heróis. O feminismo também assume um ponto-chave com a guarda do rei a ser atribuída única e exclusivamente a mulheres, o grupo Dora Milaje (ah!).

Em termos de elenco, este não desilude e contém nomes poderosos (para além dos já referidos): Sterling K. Brown, Lupita Nyong'o, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Forest Whitaker, Andy Serkis, enfim, uma panóplia de coisinhas boas. Para finalizar, a banda sonora foi toda coordenada por Kendrick Lamar.

Viva aos bons filmes de heróis e que venham muitos mais assim.


Nota final: 5/5

Mensagens populares