Review | Molly's Game (2017)


Molly's Game começa por ser atrativo por ser uma obra escrita por Aaron Sorkin. Por certo estarão familiarizados com o trabalho deste autor: Moneyball, The Social Network, A Few Good Man, entre outros. No entanto, neste filme ele não se limita apenas a escrever o guião como também se estreia no mundo da realização.


O filme é baseado no livro homónimo escrito por Molly Bloom, a quem a imprensa apelidou de "Poker Princess". Molly vê-se rodeada de atores e celebridades ao organizar os jogos de poker mais famosos do mundo. No entanto, torna-se um alvo do FBI ao ter a máfia como clientela (aviso: ela não sabia).
Eu ainda não li o livro (já o encomendei) e é óbvio que a história é sempre limada por forma a dar um bom filme de Hollywood mas a verdade é que esta obra é genial na forma como está escrita. Move-se a um bom ritmo - apesar dos 140 minutos - e cola verdadeiramente o espectador ao assento da sala de cinema. Conta com diálogos apaixonantes e isso deve-se, claro, ao elenco. Temos Jessica Chastain (linda que dói) no papel de Molly, Idris Elba no papel do seu advogado Charlie, e Kevin Costner como pai de Molly, Larry. Só este estrelato devia ser razão suficiente para levar alguém ao cinema mas não conseguiria traduzir em palavras o quão bons são estes atores nos seus papéis. Aliás, Idris e Jessica são cativantes nos seus infinitos diálogos e quando lhes perguntaram, em entrevista, como é que conseguiam tal proeza, ambos foram bastante categóricos: muitos ensaios. Esta paixão é absolutamente visível e vivida com bastante intensidade por eles o que faz com que também nós o sintamos.
A história real é completamente bizarra e envolve nomes como Ben Affleck e Leonardo DiCaprio. Tobey Maguire também está envolvido e é protagonizado por Michael Cera. Segundo consta, Maguire não era um cliente por demais, era rude e com laivos de superioridade. Assim, ele é o Player X no filme por forma a proteger a sua verdadeira identidade. É claro que passados 3 anos desde o lançamento do livro tudo se descobre. Poderão pesquisar mais informações na Internet.
De forma geral, a narrativa é contada na perspetiva de pintar uma Molly inteligente mas vulnerável. No entanto, há também um claro empowerment feminino o que deverá deixar o público feminino bastante satisfeito (eu fiquei). Molly's Game estreia a 4 de Janeiro e é uma excelente obra, bastante inteligente e com interpretações fantásticas. Corram!
Nota final: 5/5

Mensagens populares