Review | Edição especial - American Pie 1 & 2

American Pie (1999)

Sinto que não tenho que contextualizar o American Pie a ninguém por isso não vou perder tempo na descrição sumária da narrativa. Até porque, vamos ser honestos, não há assim graaaande história, pois não? Estamos perante um grupo de amigos adolescentes (Jim, Oz, Kevin, Finch e Stifler) com as hormonas aos saltos. Neste filme, todos eles são virgens e, obviamente, estão mortinhos por - perdoem-me o Francês - "molhar o pincel". Compreensível. Vai daí, alguém achou boa ideia fazer uma saga de sete filmes à volta do mesmo tema: sexo, sexo, sexo. Por mim tudo bem e especialmente quando vem com tantas gargalhadas atreladas. É impossível não achar piada ao primeiro filme até porque foi bastante marcante na geração dos anos 90. A banda sonora remete-nos para 18 anos atrás e é impossível não dar por nós a trautear alguns dos hits dessa altura. Na verdade, ver AP nos dias de hoje é uma experiência quase que saudosista, não só reforçada, como disse, pela música, como também pelos trajes da altura (não devo ser a única a reparar no que se vestia antes, certo?).

American Pie 2 (2001)

Dois anos depois, os nossos cinco protagonistas estão de volta! Desta vez já não estão no liceu mas sim na faculdade, marcando uma diferença de fases de vida. Esta obra é centrada nas férias de Verão e os dilemas continuam à volta do tema principal. Sim, estamos a falar de sexo. No entanto, há diferenças: para quem se lembra, Oz descobriu o seu amor numa rapariga de coro (já agora, isto é algo muito pouco típico de acontecer nos filmes adolescentes americanos) e, portanto, mantém-se reservado nesse aspeto. O típico desportista de liceu vira um romântico fiel. Way to go! Kevin, que só queria a sua Vicky de cabelos loiros, bem, continua a querer a sua Vicky de cabelos loiros. Mas depois lá percebeu que as pessoas avançam na vida e tudo acaba por correr bem. Stifler continua a ser o depravado do sítio e a provar tudo o que são relíquias humanas. Se no primeiro filme experimentou cerveja com esperma (yack!), neste acaba envolvido numa cena de chuva dourada muito pouco sexy ou convencional (duplo yack!). Finch continua a ser o estranho do sítio que conseguiu - desculpem-me outra vez .- comer a mãe de um dos amigos. E Jim... Bom, Jim - o claro protagonista entre os protagonistas - acaba por se apaixonar por alguém com idêntico nível de esquisitice, Michelle, uma  band geek.

~~ 

De uma forma geral, são filmes muito divertidos e bastante previsíveis o que não lhes retira parte do encanto, mais não seja pelo facto de já se terem passado 18 (18?!) anos desde o lançamento do primeiro e 5 desde o último (American Reunion). Mais do que marcarem uma geração, são obras que retratam a juventude de uma forma muito verídica, não esquecendo as dúvidas e os medos características desta etapa da vida. 

Mensagens populares